Edifício da Encosta - Arquiteto Duarte Caldeira
578
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-578,_masterslider,_msp_version_2.18.2,,select-theme-ver-1.4,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

Edifício da Encosta

Localizado na avenida marginal da baía do Funchal, este projeto visa a reconversão de edifícios afetados pelo alargamento desta via e a criação de um acesso vertical por elevador entre a avenida e o topo da falésia, onde existe um casino e um centro de congressos. O programa do edifício é composto por várias discotecas, bares e pelo átrio de acesso ao elevador.

Situa-se numa língua de terreno marginal à avenida e está delimitado por esta e pelas rochas que constituem a falésia e que se encontra ocupada por dois edifícios. Este maciço rochoso e os terrenos adjacentes fazem parte do parque de Sta Catarina, o maior jardim público da cidade do Funchal.

Ao contemplar esta paisagem de socalcos ajardinados, árvores e vegetação abundante que reveste as rochas de basalto e se estende desde a parte mais elevada da encosta até ao nível da avenida marginal, damo-nos conta da desconformidade dos edifícios que ali estão face ao cenário envolvente. Na impossibilidade de os retirar, estendeu-se o parque sobre o renovado edifício, criando uma nova composição ao conjunto.

status – não construído
localização – Funchal Madeira Portugal
ano – 2009
arquitetos – Duarte Caldeira, Sergio Gouveia Filipe Clairouin

 

Cliente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.