Edifício para Discotecas no Porto do Funchal - Arquiteto Duarte Caldeira
597
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-597,_masterslider,_msp_version_2.18.2,,select-theme-ver-1.4,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

Edifício para Discotecas no Porto do Funchal

Sobre o Porto do Funchal foi construída uma praça rodeada por três edifícios com a frente sul aberta para o mar. No lado poente da praça ficaria o edifício destinado a acolher duas discotecas e um bar. Parte do edifício localiza-se acima do nível da praça, onde se situa a entrada principal e, a outra parte, abaixo da praça. A parte superior está visível e a inferior oculta.

O edifício visto em perfil é um “U” deitado, como um movimento que se inicia do lado do mar, estende-se sobre a praça e volta novamente para o mar, desaparecendo numa pala com espessura muito fina. Este corpo está elevado e suportado por pilares que, juntamente com a fachada transparente do rés do chão, permite a visibilidade da sua face inferior. O piso ao nível da praça é somente uma zona de distribuição de acessos: Para cima acede-se ao bar panorâmico sobre o mar e à discoteca que se situa do lado oposto. Na discoteca as paredes laterais são de vidro e acedem a varandas que permitem ver o porto e a cidade do seu interior. Abaixo do piso da entrada o público acede a outra discoteca mais enclausurada que no seu piso intermédio tem também uma varanda aberta sobre o porto.

Metal, madeira e vidro são os materiais de revestimento deste edifício, que se apresenta como uma peça autónoma, em parte reflectindo as qualidades da construção náutica.

status – não construído
localização – Funchal  Madeira  Portugal
ano – 2008
arquitetos – Duarte Caldeira, Sergio Gouveia, Filipe Clairouin, Roberto Castro

 

Cliente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.