Largo da República em Câmara de Lobos - Arquiteto Duarte Caldeira
453
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-453,_masterslider,_msp_version_2.18.2,,select-theme-ver-1.4,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

Largo da República em Câmara de Lobos

Trata-se de uma intervenção no núcleo antigo de Câmara de Lobos, uma pequena cidade piscatória do sul da ilha. É um projeto de renovação urbana, composto por um conjunto de quatro edifícios, uma praça e acessos pedonais até ao mar. O projeto fez-se a partir do Largo da República e estendeu-se a vários edifícios à sua volta. A zona era um conjunto caótico de construções degradadas, acessos difíceis com problemas de tráfego e de estacionamento.

A proposta abrangeu a igreja matriz e a área adjacente, onde as edificações foram reorganizados à volta de um largo amplo, sem circulação rodoviária, aberto ao horizonte e ao perfil das encostas e montanhas que descem até ao mar. Os novos acessos acedem à praia, ligam-se com os caminhos pedonais existentes, e criam novas possibilidades de circulação.

A arquitetura dos novos edifícios é de continuidade com a volumetria, com a organização urbana do local e com cores e materiais existentes, mas é distinta na linguagem formal dos edifícios e na abordagem ao espaço público, que se apresenta sem mimetismos e sem qualquer nostalgia.

status – construído
localização – Câmara de Lobos Madeira Portugal
ano – 2007
arquitetos – Duarte Caldeira, Sergio Gouveia, Isabel Dória, Isabel Ferreira, Filipe Araújo, Filipe Clairouin, Hugo Jesus, Roberto Castro
fotografia – Fernando Guerra FG+SG

 

Cliente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.